Apresentação
2020 foi um ano marcado por dificuldades e dores, mas foi também, um ano em que a humanidade experimentou uma forma de amor e união muito genuína. A pandemia de Covid 19, fez parentes e amigos se distanciarem por amor.
A vida parou para que pudesse continuar e fomos igualados, por incrível que pareça, a ponto de nos sentirmos iguais, tudo por amor e união.
Assim também foi o Projeto Arte Criança. Num momento tão difícil, aprendemos a ser digitais. Lives, chats, impulsionamento de postagens, stream … ufa! Quanta coisa nova. Mas a arte tem de ir aonde o povo está e nem sempre tem internet lá. De última hora, criamos impressos e conseguimos materiais de desenho para acompanhar o ônibus que leva os diretores e professores de casa em casa entregando as atividades escolares.
O tema Di Versos, que remete à diversidade cultural e a versos literários de autores de vários países, não poderia ser mais oportuno. Os escritores escolhidos têm um vínculo muito grande com a sua terra de origem, com seus conflitos e com a sua cultura e cada escola teve dois autores para trabalhar. Em alguns casos o conceito de pertencimento veio à tona em trabalhos individuais, em outros o trabalho em conjunto explorou a empatia, mas em todos ficou a marca do esforço e do envolvimento de cada criança.
E num capricho do destino, o projeto acabou sendo o registro vivo e criativo de um dos momentos mais singulares que a humanidade já viveu.
Glenn Hamilthon
Faça uma visita guiada pela exposição e conheça em detalhes todos os trabalhos das crianças envolvidas.
.
Assista ao vídeo do BORA SP da Rede Bandeirantes na inauguração da Exposição Di Versos - 2020
..