Apresentação
Desde a primeira edição, o objetivo do “Projeto Arte Criança” foi aproximar as crianças da arte. A ideia era ir além da criação artística e cultural, o que elas já fazem nas escolas. Queríamos apresentar a arte como uma ferramenta de transformação pessoal, social e econômica.
Seguindo esta ordem, primeiro, foi abordada a inclusão e a necessidade de expor e respeitar a opinião e pensamento de cada um. A importância do valor individual dentro do grupo e a necessidade de se preservar os valores morais, éticos e os recursos naturais foram tratadas através do trabalho com aparas de madeiras e lixo. E por fim, desmitificou-se o artista e a arte, mostrando-a como uma profissão que requer disciplina, estudo e dedicação, como qualquer outra.
Nesta edição, os alunos de quatro escolas municipais e da Apae conheceram a realidade do dia a dia de um artista, ao visitar o ateliê do escultor Glenn Hamilthon – idealizador do Projeto. Compartilharam seus sonhos e sentimentos e trabalharam em equipe. O resultado estampado através de outdoors foi capaz de impressionar e gerar reflexão por toda a cidade de Atibaia, ao mostrar uma visão muito consciente das crianças com relação à família, ás condições de vida e mundo em que vivemos.